quinta-feira, 14 de abril de 2011

O Rap, a Arte e a Presença dos Rappers na Fundação Casa

Na quarta-feira (30) e na última terça (12), o rapper Crônica Mendes esteve em diferentes unidades e atividades na Fundação Casa em São Paulo. Na primeira delas, nas duas unidades de Guaianazes , Crônica esteve com o arte educador Tubarão Du Lixo, que desenvolve lá dentro um belo projeto de arte a partir da reciclagem e também de poesia. E na terça, junto com Ao Cubo, cantou e trocou uma idéia com os meninos que aguardam julgamento na Unidade de Internação Provisória (UIP) Rio Turiassu, no Brás


                                 Crônica Mendes e os jovens na unidade de Guaianazes

O cenário é quase sempre o mesmo. Os meninos com as cabeças raspadas e os trajes ora azul, ora marrom, vão entrando a sala e pedindo licenças. “Licença senhor, senhora…” E assim se ouve o tempo todo. O clima também não muda muito no geral. Mas com as atividades, os rostos esquecem um pouco a angústia e dão espaço para o sorriso.


Nas unidades da Zona Leste, Crônica e Tubarão realizaram um sarau e trocaram bastante idéia com os meninos. Os garotos também puderam ler suas poesias e cantar. A música Brinquedo Assassino e Castelo de Madeira sempre são muito pedidas nas unidades. Castelo de Madeira foi cantada ‘a capela’ e com participação de todos. Com energia e palmas.
Na unidade do Brás, mais de cem meninos participaram da atividade com a presença de pessoas da igreja Bola de Neve. O grupo Ao Cubo iniciou a apresentação com a música “Eu nasci pra vencer”.  Naquela Sala e 1980 emocionaram bastante os meninos. A unidade do Brás se apresenta mais rígida do que outras.

A oração

CRÔNICA AGRADEÇENDO O PESSOAL
Texto e Fotos: Nina Fideles


Nenhum comentário:

Postar um comentário